Cansado de ter seu acesso à Internet limitado por programas instalados nas máquinas da faculdade e/ou do trabalho? Muitas vezes, os sites bloqueados podem ser acessados através do uso de um proxy. Um servidor proxy funciona como um intermediário entre o seu acesso e o acesso à página bloqueada.
Sempre que você acessa um site através de um proxy, todas as requisições de páginas são feitas ao servidor proxy, que por sua vez verifica em seu cache a presença da página e a retorna para o usuário. Caso a página não esteja em cache, o servidor proxy descarrega o conteúdo da página e o redireciona para o usuário, permitindo assim o acesso. Geralmente, os sistemas de bloqueio implementados simplesmente impedem o acesso a sites que fogem do "escopo" do ambiente de trabalho, como o site do Orkut, e outros sites de conteúdo inadequado. Esses sistemas de bloqueio não são tão avançados a ponto de impedir o uso de proxys ou o acesso a sites que fornecem o serviço de proxy. Neste post, o objetivo é simplificar a vida de vocês e fornecer uma maneira simples de se utilizar um proxy, sem que sejam necessárias alterações nas configurações do browser ou a instalação de aplicativos externos.
Para acessar os sites bloqueados, podemos utilizar um Web Proxy, que acessa o servidor Proxy através de uma interface web amigável. Para isto, basta acessar o site:
e digitar o site desejado, como o Orkut ou o MySpace. Pronto! Sua página será carregada e você poderá usar tranquilamente a Internet antes bloqueada.
Bom uso!
2 comentários:
Em tempo , a grande maioria dos proxys de empresas que tem sysadmins decentes , bloqueia o uso destas paginas e de qq outros transparent proxies . Se vc for adm local da sua maq de trabalho (poucas pessoas sao) , a solucao seria instalar um transparent proxy local e passar por ele , autenticando no proxy da empressa e dessa forma bypassando as regras de negacao existentes .
Muito obrigado pelo comentário!
Não são todas as empresas que possuem sysadmins decentes. Para falar a verdade, a grande maioria delas possui um sistema de segurança muito ineficiente, permitindo que se acessem páginas facilmente através de transparent proxies.
Como solução para estas empresas mais seguras, podemos contratar um serviço de http-tunnel, que geralmente são pagos (ex. www.http-tunnel.com) ou, ainda, instalar um servidor SSH em casa e fazer um tunelamento caseiro, redirecionando as portas de interesse.
Acho que é importante tomarmos cuidado com essas empresas, visto que programas de monitoramento podem estar instalados nas estações de trabalho e burlar um firewall ou o proxy da empresa pode significar a perda do emprego ou uma boa bronca. Portanto, use com moderação ;)
Grande Abraço!
Postar um comentário